Reservatório do Mocó e Cemitério São João Batista
Na Praça Chile, no bairro Nossa Senhora das Graças, encontra-se o Reservatório do Mocó, inaugurado em 1899 para solucionar o problema de abastecimento de água que existia em Manaus nesta época.
Localizado no antigo ponto mais alto da cidade e abastecendo ainda hoje parte da capital, possui dois tanques de água metálicos no interior da edificação neorrenascentista, que é muito apreciada por sua beleza e imponência.
Ao lado, no encontro das avenidas Maceió, Alvaro Maia e Joaquim Gonzaga Pinheiro, está situado o Cemitério São João Batista, a necrópole mais antiga de Manaus em atividade. Sua inauguração foi em 1891, quando recebeu seu primeiro inumado, uma criança chamada Maria.
Uma das principais modificações em sua estrutura foi a reconstrução de seu santuário, em 1915. Além disso, em 1932, um ossuário foi construído para abrigar os restos mortais não reclamados do extinto Cemitério São José, onde atualmente fica o Atlético Rio Negro Clube.
As imagens captadas possuem direitos autorais vinculados à iMarketing sendo proibida a sua utilização e distribuição por terceiros sem autorização.
- Categoria: História
- Duração: 1'20
EPISÓDIOS
- Mercado Adolpho Lisboa
- Pavilhão Universal
- Igreja da Matriz
- Praça Dom Pedro II
- Feira da Manaus Moderna
- Teatro Amazonas
- Igreja dos Remédios
- Rua Marechal Deodoro
- Igreja e largo de São Sebastião
- Alfândega e Relógio Municipal
- Praça da Saudade
- Praça do Congresso
- Reservatório do Mocó e Cemitério São João Batista
- Hospital Beneficente Português
- PRAÇA HELIODORO BALBI
- Estádio Ismael Benigno