Praça do Congresso
Em frente ao Instituto de Educação do Amazonas, no centro da capital amazonense, encontra-se a Praça Antônio Bittencourt, batizada assim em homenagem a um dos governadores do estado. Apesar disso, o lugar é popularmente chamado de Praça do Congresso, graças ao primeiro Congresso Eucarístico Diocesano, que ocorreu em 1942.
Localizada no fim da avenida Eduardo Ribeiro, essa praça teve origem em 1876, e a proposta inicial para o lugar era a construção de um jardim que embelezaria o entorno do Palácio do Governo. Entretanto, só foi inaugurada em 1908, com projeto arquitetônico diferente do original.
Passou por diversas reformas nas décadas de 1950 e 1980, sendo as principais, a unificação dos jardins e a instalação de uma fonte luminosa com o busto do ex-governador Eduardo Ribeiro, concluídas em 1988.
Em dezembro de 2012, foi revitalizada pela última vez, por ação do Governo do Estado. O traçado primário foi recuperado e marcas de modernidade foram adicionadas a essa praça que faz parte da memória da cidade e do dia a dia dos manauaras.
As imagens captadas possuem direitos autorais vinculados à iMarketing sendo proibida a sua utilização e distribuição por terceiros sem autorização.
- Categoria: História
- Duração: 1'25
EPISÓDIOS
- Mercado Adolpho Lisboa
- Pavilhão Universal
- Igreja da Matriz
- Praça Dom Pedro II
- Feira da Manaus Moderna
- Teatro Amazonas
- Igreja dos Remédios
- Rua Marechal Deodoro
- Igreja e largo de São Sebastião
- Alfândega e Relógio Municipal
- Praça da Saudade
- Praça do Congresso
- Reservatório do Mocó e Cemitério São João Batista
- Hospital Beneficente Português
- PRAÇA HELIODORO BALBI
- Estádio Ismael Benigno