PRAÇA HELIODORO BALBI
Localizada no Centro Histórico de Manaus, a praça Heliodoro Balbi ocupa uma área de 8.515 m², e recebeu esse nome em homenagem a um importante professor, poeta e cronista amazonense. No entanto, o espaço ficou conhecido como Praça da Polícia, porque, no passado, abrigou o Comando Geral da Polícia Militar, onde atualmente fica o Palacete Provincial.
A praça foi inaugurada em 1907, sob as ordens de Adolpho Lisboa, e, no decorrer das décadas, sofreu diversas alterações de território, tendo alcançado seu formato final na década de 80, quando o Prefeito Manoel Ribeiro ordenou que ela fosse unida à Praça Roosevelt.
Ela foi palco das apresentações da banda da Polícia Militar e de outras manifestações artísticas, como o Clube da Madrugada, grupo de intelectuais que discutiam política, arte e literatura.
Hoje, a praça contém diversas árvores, lagos artificiais, chafarizes, esculturas de ferro, bancas de revistas e lanchonetes. Em seu interior, destaca-se um coreto de ferro centenário, com detalhes em vidro, que, constantemente, é palco de concertos de música clássica.
As imagens captadas possuem direitos autorais vinculados à iMarketing sendo proibida a sua utilização e distribuição por terceiros sem autorização.
- Categoria: História
- Duração: 1'30
EPISÓDIOS
- Mercado Adolpho Lisboa
- Pavilhão Universal
- Igreja da Matriz
- Praça Dom Pedro II
- Feira da Manaus Moderna
- Teatro Amazonas
- Igreja dos Remédios
- Rua Marechal Deodoro
- Igreja e largo de São Sebastião
- Alfândega e Relógio Municipal
- Praça da Saudade
- Praça do Congresso
- Reservatório do Mocó e Cemitério São João Batista
- Hospital Beneficente Português
- PRAÇA HELIODORO BALBI
- Estádio Ismael Benigno